Jota Quest
Origem: Wikipédia
Informação geral
| |
Origem
| |
Período em atividade
|
1993 – atualmente
|
Afiliações
| |
Influência(s)
| |
Integrantes
| |
Jota Quest é uma banda de pop-rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome Jay Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. Para não serem processados pela Hanna-Barbera, o grupo teve de mudar o nome da banda para Jota Quest no final da década de 1990. Há também uma versão que diz que a alteração foi feita por Tim Maia,
que, ao se referir à banda num show, falou: "Alô segurança, deixa a
rapaziada do JOTA QUEST aí, num precisa tirar o JOTA QUEST não". A banda também encontrou inspiração na banda de acid jazz Jamiroquai. Aliás, foi por gostar de black music (soul/funk/disco) e acid jazz que o baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca resolveram formar uma banda. Em seguinda, o guitarrista Marco Túlio Lara e o tecladista Márcio Buzelin juntaram-se ao grupo. Só faltava, então, um vocalista. E após testarem nada menos que dezoito candidatos, Rogério Flausino foi o escolhido. Escolha que a história de quase 15 anos da banda mostrou ser das mais acertadas.
Em 1996, foram contratados pela Sony Music e gravaram o primeiro álbum J. Quest, com músicas que ficaram tão conhecidas que tocam até hoje nas rádios, caso de "As Dores do Mundo" (de Hyldon) e "Encontrar Alguém". Nessa época, a banda exibia um visual exótico, com roupas em estilo anos 70 e perucas (que foram abandonadas após serem roubadas em um programa de TV).
História
O grupo fez seu primeiro show como J.Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de Acid Jazz Jamiroquai,
ideia do baixista PJ (ainda que nenhum dos integrantes fosse fã do
desenho). Na época, o grupo circulou pelo circuito de bares e faculdades
de Belo Horizonte e chegou a reunir mais de 2.000 pessoas por
apresentação. Com isso, a banda foi conquistando espaço. o contrato com a
Sony Music, veio em seguida e o primeiro CD oficial foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estréia por roupas características e enormes perucas black power
da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as
músicas "Dores do Mundo" e "Encontrar Alguém" – sucessos em Belo
Horizonte - conquistarem as rádios de todo o Brasil. Mas levou um tempo
ainda para se apresentarem na televisão. No dia 11 de janeiro de 1997, eles foram convidados pela Xuxa a irem se apresentar no progarama que na época se chamava "Xuxa Hits" da Rede Globo. Foi a primeira apresentação do Jota Quest na TV.
Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta...,
consolidando sua carreira em todo o país. A música "Fácil" foi uma das
faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de
Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.
Em 2000, lançaram o CD Oxigênio
com várias baladas românticas como "Dias Melhores", que até hoje é uma
das músicas mais pedidas pelos fãs em apresentações da banda. Em 2001,
veio o Discotecagem Pop Variada, mais um sucesso de público e de vendas.
Em 2002, Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. A música se chama Estou Aqui (I'm Still Here em inglês)
Com o sucesso deste último trabalho, o Jota gravou, nos dias 1 e 2 de maio de 2003, o CD e DVD MTV ao vivo, na Praça do Papa, em Belo Horizonte, com transmissão na MTV Brasil. Primeiro "ao vivo" do grupo, o trabalho, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, eles foram os únicos em toda a América Latina a serem convidados para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.
Após quatro anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte para gravar Até Onde Vai, que chegou às lojas em outubro de 2005 e, desde então, se mantém entres os cds mais vendidos do país.
Dez anos depois do lançamento do primeiro CD, a banda marca presença no cenário pop rock brasileiro. Ao todo são seis CDs, milhares de shows e recordes de público por todo o Brasil, apresentações nos EUA e, recentemente, na Europa, onde participou da abertura do Rock in Rio Lisboa, dividindo palco com Carlos Santana e Roger Waters.
Em 2007, Rogério Flausino recebeu o Prêmio Multishow de melhor cantor do Brasil. Ainda no mesmo ano, no dia 13 de Agosto, tornou-se pai de sua primeira filha, Nina.
No ano de 2008, a banda lança La Plata, gravado no estúdio Minério de Ferro, após três anos da gravação do até então último álbum, Até Onde Vai que de 2005 foi a turnê mais longa do Jota Quest, chegando a lançar o DVD Até Onde vai, que foi gravado no dia 3 Setembro de 2006, no Anfiteatro Pôr-do-Sol em Porto Alegre.
O CD La Plata, já faz sucesso nas rádios com as músicas "La Plata" que está na trilha sonora da novela da Rede Globo "Cama de Gato", e a balada romântica "Vem andar comigo", muito bem tocada e tema da novela Caras e Bocas, da Rede Globo, juntamente com uma faixa mais antiga que é De volta ao planeta, nome do segundo CD da banda de 1998.
No final de Julho, o terceiro single "Seis e Trinta" foi lançado nas rádios e o videoclipe saiu em Setembro. A canção está começando a apontar nas paradas de sucesso, entre as 15 mais tocadas, se tornando um hit.
No final de Novembro de 2009 é lançado a balada "Único Olhar", faixa nº 7 do La Plata e em 2010 é lançado "Tudo me faz lembrar você" como trilha sonora do filme Muita Calma nessa hora.
No segundo semestre de 2010, o Jota Quest, lançou para o mercado latino o seu primeiro álbum em espanhol, intitulado de Dias Mejores. O álbum foi lançado primeiramente na Argentina.
A nova música de trabalho do Jota Quest chega às rádios brasileiras na quarta-feira, dia 30 de março, mas os fãs já podem ter um gostinho de "É Preciso (A Próxima Parada)".
Trinta segundos da faixa já estão para audição no site oficial da
banda. No início de março, o Jota Quest anunciou uma turnê comemorativa
aos 15 anos de carreira. A "J15 – 15 Anos na Moral" será uma espécie de
festa com 5 horas de duração, onde a banda apresentará um show de três
horas com três novas faixas. O projeto será lançado em CD/DVD. A
coletânea Quinze foi lançada em maio e possui 2 Cds e 30 faixas, entre hits e 3 músicas inéditas.
FONTE: WIKIPEDIA
FOTO: BING IMAGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário