Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2018

Confira como foi a 2º Feira Literária de Mambucaba, em Angra.

De 16 a 20 de maio de 2018 aconteceu na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, a 2º edição da FLIM (Feira Literária de Mambucaba). Uma feira com uma programação extensa que englobou palestras, oficinas, peças teatrais, lançamentos de livros, artesanato, contação de histórias, papos musicais, exposições, entre diversas outras atividades, que aconteceram em diversos espaços da comunidade em torno do ponto turístico da vila, a Igreja Nossa Senhora do Rosário (que está passando por uma reforma), como a Rua das Flores, onde se localiza o Mambucaba Cultura e Arte e na Rua do Comércio, onde tinham os palcos principais e secundários, exposições e vendas de livros baratos. 
Logo que chegávamos à feira, víamos umas cordinhas com trechos de obras de escritores brasileiros e nos banquinhos estavam pintados também trechos de grandes obras.  
A feira fica pertinho da Praia de Mambucaba, praia esta que moradores e visitantes praticam o surf. A vila ficou bem movimentada nesses cinco dias com estudantes e visitantes da região. 

O blog TMN Cultura e o Programa TMN COIN do canal no Youtube, ambos da Rede TMN de Comunicação esteve presente nesta feira organizada pelo Carlos Rogério de Sousa, mais conhecido como Cagério, e mostra para vocês dois dias dessa feira: sexta-feira, dia 18 de maio, quando o TMN fez uma palestra e no domingo, dia 20. Fico muito feliz em ter sido abordado na feira e ser comunicado que a Rede TMN de Comunicação foi o meio de comunicação a fazer a cobertura mais completa da FLIM. Muito obrigado a todos e a organização da feira por terem me convidado para fazer mais uma palestra na feira (foi o 2º ano da FLIM e também o º ano que o TMN faz palestra nessa feira). Confira:

1º dia TMN na feira: 18/05/2018 (sexta-feira). 

Ônibus ao redor da feira, embarcavam e desembarcavam estudantes que vieram de várias escolas do município de Angra. Os agendamentos das escolas foram feitos previamente, mas, poderiam participar da feira, mesmo que não tivesse agendado. As atividades da feira foram todas gratuitas e os palestrantes, oficineiros, músicos, etc, foram participar da programação de forma voluntária. 
Eu dei a palestra na tarde desse dia no espaço Mambucaba Cultura e Arte, uma construção de 1850 e que se localiza na Rua das Flores, a rua principal da vila.




























2º dia TMN na feira: 20/05/2018 (domingo).

Antes de começar as atividades do dia, estive na Praia de Mambucaba e percorri um bom trecho da praia, chegando até a foz do Rio Mambucaba. Um fato curioso é que, na década de 1970, uma grande tempestade atingiu Mambucaba. O Rio Mambucaba fazia um percurso que passava pela frente de toda a vila e com essa tempestade, em um só dia, acumulou-se uma montanha de areia na frente da vila fazendo com que o percurso do rio fosse desviado e a foz está como é hoje. Uma outra informação é de que o Rio Perequê tem a foz no Rio Mambucaba.


















Muita informação, conhecimento de novas pessoas e escritores marcou a segunda edição da FLIM. Foram cinco dias de uma vasta programação que começou a ser organizada em janeiro de 2018. Parabéns a organização. E muito obrigado pelo convite por mais um ano!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário