Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Hoje: Aniversário da Casa da Cultura de Angra dos Reis.

Hoje a Casa da Cultura de Angra dos Reis / RJ, está completando 31 anos. E para comemorar esta data tem programação.
Hoje, ás 19h, haverá lançamento de livro da Professora e Historiadora Ednéa do Marco Pascoal, que contará a história do século XVII e sobre a Ilha da Gipoia. 
Amanhã, ás 19h, acontecerá o lançamento do livro "Como seria o Brasil socialista? O esboço de um sonho", de Weligton Henrique da Silva. Em seguida haverá apresentação do coral dos servidores públicos municipais de Angra e depois Show com Graciana Antunes. 

FOTO: Arquivo TMN.

 
Sobre a Casa da Cultura:

A Casa de Cultura, surgiu a partir do desencadeamento Cultural encabeçado pelo grupo teatral Revolucena (fundado em 29 de agosto de 1979), com a peça de rua “Serra, serra serrador”, dirigida por Zequinha Miguel, baseada no folclore do serra-velho, onde se reivindicava o tombamento de vários monumentos históricos de nossa cidade, inclusive o prédio onde se encontra hoje a Casa de Cultura. A partir dessa peça, foi feito um abaixo-assinado pela população, culminando no tombamento do prédio pelo INEPAC (Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural). A resistência da comunidade à tentativa de demolição do prédio pelo então proprietário, sensibilizou o prefeito na época, João Luiz Gibrail Rocha, que em ato desapropriatório, transformou o histórico prédio em 1824 na tão sonhada Casa de Cultura, em convênio com a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelos equipamentos e a Prefeitura Municipal, pela manutenção do prédio e pessoal.

Em 25 de agosto de 1985 foi inaugurada transformando-se na primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, sendo seu primeiro diretor escolhido pelo movimento cultural, o Sr. Antuan Ábado Henne. Atualmente, funciona com vários cursos, mostras, exposições, apresentações, palestras, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário