Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

22 de agosto - Dia do Folclore.

22 de agosto é o Dia do Folclore. Folclore é o saber do povo. É o conjunto de tradições, lendas, superstições, lendas, danças, músicas, manifestações culturais, etc.

Sempre é ensinado na escola, um folclore de uma forma geral, como a lenda do boitatá, da Iara, do Saci, do Curupira, do Lobisomen..., mas penso que devemos valorizar a cultura e o folclore local. 

Vou colocar aqui um pouquinho do folclore da região sul fluminense. 

Em Angra dos Reis / RJ (município onde moro), temos muita riqueza. Carnaval, Festa do Senhor do Bonfim (na qual também tem a lenda) Festa do Divino, Capoeira, Jongo, cultura indígena, Festa de São Benedito, Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), Festas juninas, julhinas e agostinas, Festa de Nossa Senhora da Conceição (que também tem a lenda), hoje temos a cultura hip hop que está muito forte. Quem acompanha este blog, observa que sempre trago informações da cultura daqui. (Só você pesquisar na barra de pesquisa logo abaixo do título deste blog).

Em Paraty / RJ, município vizinho a Angra dos Reis, a cultura local é a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), festival da Pinga, Procissão do Fogaréu, Festa do Divino, a Festa de Nossa Senhora dos Remédios.

Em Paty do Alferes / RJ, tem a tradicional festa do tomate. 

Em vários municípios do Sul do Estado do Rio de Janeiro, acontece o Festival Vale do Café, que conta com diversas atrações de músicas em fazendas centenárias e históricas.  

Esse é um pouquinho do folclore daqui da região.

-------------------------------
Se você quiser mostrar o folclore do seu município, mande fotos ou um pequeno texto explicativo para o nosso whats app (24) 99850-3022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário