Rock alternativo
O R.E.M. romperam a cena rock
mainstream com execuções nas rádios universitárias, concertos e
constituição de uma base fiel de fãs.
As primeiras bandas de rock
alternativo - R.E.M., The Feelies e Violent Femmes - combinaram suas
influências punks com outras de folk music e do rock mainstream
(comercial). Destas, o R.E.M. foi a de maior êxito imediato; seu álbum
de estréia "Murmur", de 1983, figurou no Top 40 da Billboard e inspirou
uma série de seguidores, as bandas de jangle pop. Uma das muitas cenas
do jangle pop no começo dos anos oitenta foi a "Paisley Underground", em
Los Angeles, que buscava inspiração em artistas da década de 1960 e
incorporar a psicodelia, as ricas harmonias vocais e a interação da
guitarra do folk rock, bem como de bandas que influenciaram movimentos
musicais underground como o Velvet Underground.
Selos independentes estadunidenses
como SST Records, Twin/Tone Records, Touch & Go Records e Dischord
Records ocuparam posição de destaque na mudança do cenário underground
nos EUA dominado pelo hardcore punk em direção a diversos estilos do
rock alternativo que emergiriam a partir dos anos oitenta. Bandas como
Hüsker Dü e The Replacements, ambas da cidade de Minneapolis, eram
indicativos desta tendência. Estes dois grupos começaram como bandas de
punk rock, mas logo diversificaram os seus sons e se tornaram mais
melódicas, culminando nos respectivos álbuns "Zen Arcade" e "Let It Be"
(ambos de 1984). Eles foram aclamados pela crítica e chamaram a atenção
para o florescimento do sub-gênero musical. Naquele mesmo ano, a SST
Records também lançou os primeiros trabalhos dos grupos Minutemen e Meat
Puppets, que misturavam punk com funk e country music, respectivamente.
O R.E.M. e o Hüsker Dü foram modelos
para uma grande parte dos artistas alternativos dos anos oitenta, de
forma que conseguiriam aproximar suas carreiras. Na segunda metade
daquela década, a cena alternativa e as rádios universitárias
norte-americanas eranm dominadas pelas chamadas bandas college rock,
como The Pixies, They Might Be Giants, Camper Van Beethoven, Dinosaur Jr
e Throwing Muses - bem como por sobreviventes do post-punk britânico.
Outro estilo ascendente dentro do rock alternativo foi o noise rock das
bandas Sonic Youth, Big Black, Butthole Surfers, entre outras. No final
daquela década, um número crescente de grupos alternativos assinavam
contratos com grandes gravadoras. Enquanto no início grandes gravadoras
que assinaram com o Hüsker Dü e os Replacements obtiveram pouco sucesso,
outros artistas que seguiram o mesmo caminho e também assinaram com
grandes selos, como os casos do R.E.M. do Jane's Addiction, alcançaram
grandes vendagens de discos que conduziram anos depois em uma ruptura
com o alternativo. Algumas bandas como os Pixies tiveram um grande
sucesso no exterior, enquanto eram ignorados em nível local. No início
da década de 1990, a indústria fonográfica foi alvoroçado sobre
possibilidades de comercialização do rock alternativo e ativamente
incitou grupos alternativos como o Dinosaur Jr, Firehouse, Nickelback e
Nirvana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário