As origens do arena rock podem ser
encontradas nos grandes concertos de bandas como Kiss, The Beatles, The
Rolling Stones, Led Zeppelin, The Who e Black Sabbath que "criaram a
base para performances ao vivo em grandes estádios e arenas ao redor do
globo." [12] O estilo em si, porém, foi criado por artistas como Boston,
Styx, Foreigner, Journey, Queen, Kansas, Peter Frampton e - em sua "era
Phil Collins" - Genesis. Estes grupos continuariam a lotar os maiores
estádios do mundo durante a maior parte da década de 1970 e mais,
ajudaram a popularizar o arena rock nos anos oitenta.
Essa popularidade atingiu o ápice na
primeira metade da década de 1980, com bandas como Heart, REO
Speedwagon, Cheap Trick, Asia, Bon Jovi, Kiss, Aerosmith, Guns N' Roses e
Van Halen, que "ficaram no auge de sua popularidade, vendendo milhões
de discos". Naquele momento, a popularidade do arena rock somente
parecia crescer, mas o sub-gênero entrou em declínio e perder adeptos
para o rock alternativo e o grunge por muitas razões, entre as quais as
"limitações do estilo". Muitos fãs mais jovens sentiram uma ligação mais
pessoal com gêneros como o punk, a new wave e o indie rock, enquanto
fãs mais velhos cansaram-se do arena rock. Outras causas incluem o
"declínio nas vendas de ingressos e álbuns" e a redução do tamanho dos
estádios. No momento que a MTV informou sobre o estilo: "isso já não é
mais relevante."
Punk rock
As letras do punk rock são
tipicamente francas e conflituosas em comparação com outros gêneros
musicais populares e freqüentemente abordam questões sociais e
políticas. Canções como "Career Opportunities", do Clash, e "Right to
Work", do Chelsea, lidam com o desemprego e a dura realidade da vida
urbana. Principalmente em seu início, o punk britânico tinha como
objetivo central ultrajar e se chocar com sistema vigente. Clássicos dos
Sex Pistols como "Anarchy in the UK" e "God Save the Queen" abertamente
afrontavam o sistema político e os costumes sociais britânicos. "O punk
foi uma completa revolta cultural. Foi uma grave confrontação com o
lado obscuro da história e da cultura, com as fantasias da direita, com
os tabus sexuais, uma investigação de maneira minuciosa que nunca havia
sido feito antes por qualquer geração".
Contudo, outras temáticas comuns se
manifestaram em representações anti-sentimentais dos relacionamentos e
do sexo, exemplificada em "Love Comes in Spurts", da banda The Voidoids,
ou ainda a anomia que se manifestou diversas vezes inspirados pelo
"Blank Generation" ou na rudeza dos Ramones, como na letra "Now I Wanna
Sniff Some Glue". Outras vezes, muitas letras de punk rock tratam de
assuntos já tradicionais dentro do rock, como o namoro, decepções
amorosas e sair com alguém; a abordagem variava entre a falta de emoção e
a simplicidade agressiva padrão dos Ramones, como em "I Wanna Be Your
Boyfriend" , e um estilo mais sincero e sem ambiguidades de muitos
grupos pop punks que surgiriam depois. Em 1976, os Ramones e os Sex
Pistols realizaram uma turnê pelo Reino Unido, que inspirou o surgimento
da primeira leva de bandas de punk britânicas, como The Clash, The
Damned, The Buzzcocks e muitas outras através do princípio do "Faça você
mesmo". Quando os Sex Pistols excursionaram para os Estados Unidos
América, eles difundiram sua música para a Costa Oeste - quando antes, o
punk era um fenômeno basicamente da Costa Leste, em especial em New
York e Washington DC - e deram impulso a grupos como Dead Kennedys, X,
Fear, The Germs, Circle Jerks e Black Flag.
A partir da década de 1980, o punk
rock evoluiu para muitos sub-gêneros. O primeiro deles é o movimento
underground hardcore punk, nascido na América do Norte. O novo som era
caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções
curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e
frustrações individuais, cantadas de forma agressiva. Os principais
expoentes desta vertente punk foram os gruposn Black Flag, Minor Threat e
Bad Brains. Este estilo se fundiu com vários gêneros e sub-gêneros,
alguns dos quais experimentaram sucesso comercial, como skate punk,
hardcore melódico e metalcore.
Desde sua popularidade inicial na
década de 1970 e interesse renovado surgido por uma reflorescimento na
década de 1990, o punk rock continua sua luta para permanecer como uma
forma underground de expressão anticorporativa. Este resultaram no
surgimento de outros sub-gêneros, de menor apelo comercial, como D-beat
(de bandas como Discharge), anarco-punk (de bandas como Crass, grindcore
(de bandas como Napalm Death) e crustcore (de bandas como Doom, Amebix,
Nausea e Behind Enemy Lines). Estes estilos permanecem amplamente
desconhecidos para o grande público em geral e tendem a se concentrar em
questões como anarquismo, freeganismo, direitos animais, sexismo e
racismo.
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