Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Casa do Hip Hop de Imperatriz / MA poderá ser fechada.

Quem acessa os blogs TMN e o canal no Youtube vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelos voluntários da Casa do Hip Hop, no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. Só que esse trabalho pode acabar !!! Isso porque na última semana, a prefeitura do município pediu o prédio de volta, cortou a verba destinada ao projeto e ainda demitiu funcionários da prefeitura que apoiava o projeto. 

Bom, vamos começar contando a história da Casa do Hip Hop desde o início. 

A Casa do Hip Hop é um projeto que começou em 2014 no município de Timon / MA. Anos mais tarde, em 2017 (mais precisamente em 02 de abril de 2017), passou a ser desenvolvida no Recanto Universitário, em um bairro da periferia de Imperatriz, tendo como atividades desenvolvidas dança, grafite, cinema, trabalho em presídios, grafite no viaduto da BR-010 que corta o município, entre outras, atendendo inúmeras crianças e adultos da região. 
A ideia surgiu pelo então presidente da Casa do Hip Hop e também rapper, Deivis Brown. De início, começou a funcionar sem recurso nenhum, mas, como todo projeto, precisa-se de investimento/recursos para funcionar. Então Deivis procurou apoiadores para que o projeto pudesse crescer. A partir disso, se dirigiu ao governo municipal, na qual, somente uma secretaria abraçou a causa, que foi a Secretaria de Esporte e Lazer, na qual a secretária era a Greice. Então, foi cedido um espaço para que o projeto se desenvolvesse, uma verba foi destinada ao projeto e um funcionário foi contratado para dar o andamento ao projeto. Com o dinheiro eram comprados os materiais necessários para as atividades desenvolvidas.
Vale ressaltar aqui algumas pessoas que trabalham no projeto: B-boy Nego Drama (Edson Rocha), Paulo Grafite, Negro Davi,
As atividades se desenvolveram até a semana passada, na data de 29 de agosto de 2018, quando a prefeitura do município, já então em uma outra gestão, além de mandar o único funcionário contratado para desenvolver esse projeto embora, cortou a verba, pediu o espaço e demitiu a secretária que apoia o projeto (tudo isso em menos de uma semana), sob justificativa de corte de gastos. Ora, como pode ser corte de gastos, pois se mandaram uma secretária embora, terá que colocar outra pessoa no lugar? Diante disso, os trabalhos paralisaram e muitas crianças deixaram de ser atendidas pelo projeto, que livra as mesmas do mundo da perdição. A comunidade local ficou indignada com essa situação. 

Deivis diz: "Quero aqui agradecer todos vocês que compartilha, que manda mensagens de apoio que respeita e ajuda o movimento Hip Hop. Sei que um dia vamos chega lá e assim então ter poder para lutar por os nossos ideais, lutar por vidas. Quero dizer que o viaduto que grafitamos foi maravilhoso, cada pessoa que passava e dizia que estava lindo, a nossa alegria era em ver nos rostos das crianças um sorriso e em cada olhar uma esperança, poder sentir um abraço de cada mãe e família. Sabe, a nossa casa agora não tem paredes, o nosso teto será sempre iluminado por estrelas, o nosso piso empoeirado, mas estaremos lá na sombra do cajueiro ou da mangueira, passando e ensinando o real motivo de se viver, que mesmo que te atirem pedras no caminho, você não deve desistir, pegue essas pedras e construa uma casa de amor, cultura, afeto, amizade, carinho e dedicação. Obrigado queridos e como disse o Hip Hop vive e que o povo guarde sempre as lembranças na memória."

Confira matérias feitas pela Rede TMN de Comunicação (blogs e canal TMN) que mostra um pouco sobre o trabalho dessa galera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário