Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Grupo Obra Prima Capoeira - 5 anos.

No último dia 06 de junho, o grupo Obra Prima Capoeira (OPC) completou 05 anos de existência. Grupo esse que foi fundado pelos professores Mandíbula e Baiano, na qual desenvolvem diversos trabalhos além de ensinar a cultura da capoeira. 

CRISTANDADE: O diferencial do grupo OPC é que é levada aos alunos e ao público a Palavra de Deus, em todas os eventos e aulas do grupo. 

SÁBADO DIFERENTE: Já foram realizados 11 sábados diferentes. Evento esse, como o próprio nome diz, é feito num sábado, mas em lugares diferentes, como mirantes, praias, pontos turísticos. E sempre com um tema. Os temas já abordados foram: lixo, economia da água, a escravidão, suicídio, vivência de professores. Sempre com palestras e reflexões.

ARRASTÃO ECOLÓGICO: O grupo se preocupa também com a preservação do meio ambiente. Em alguns Sábados Diferentes também é realizado o arrastão ecológico, onde os capoeiristas recolhem lixo e limpam o local onde é realizado o Sábado Diferente. 

MÊS COLORIDO: Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro é realizado o mês colorido. O professor Mandíbula fez uma canção para representar esses meses na qual é lembrado: Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama); Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata); Dezembro Vermelho (combate a AIDS). 

BATIZADO e TROCA DE CORDAS: Já foram realizados quatro. Os três primeiros na quadra do bairro Camorim Grande e o último no Shopping Pirata´s. 

CAMPANHAS EDUCATIVAS: Diversas campanhas já foram realizadas pelo grupo, entre outras, combate a diversas doenças (Mês colorido), combate ao suicídio (Mês colorido), campanha do alimento (mensal), onde é realizado um aulão aberto com o objetivo de arrecadar um quilo de alimento não perecível para serem doados a famílias carentes e a campanha atual contra a pedofilia.

VALORIZAÇÃO DOS CAPOEIRISTAS: O grupo valoriza muito todos os capoeiristas, seja ele iniciante, intermediário ou graduados. Esses trabalhos são desenvolvidos em Angra dos Reis, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, na Costa Verde, em três bairros: Campo Belo, Camorim Grande e Monsuaba. Durante as aulas é passado técnica, disciplina (comportamento, pontualidade, etc), musicalidade, respeito.

MÚSICA: Diversas canções foram feitas nesse período pelo Professor Mandíbula, como em referência ao mês colorido, a Batalha do Riachuelo, o crescimento dentro da capoeira, entre outros assuntos. 

Esse é o grupo Obra Prima Capoeira, formando cidadãos conscientes, na qual, este blogueiro, que os informa, teve o prazer de vivenciar uma boa parte das atividades do grupo, que neste mês completou meia década de existência. Parabéns Leandro Barros (Professor Mandíbula) e Professor Baiano pela fundação do grupo. Parabéns aos capoeiristas, que fazem com que o grupo cresça cada vez mais e aos responsáveis das crianças e dos adolescentes capoeiristas que incentivam a prática dessa cultura que é a capoeira. 

Se você quiser conhecer mais sobre esse grupo, só digitar na barrinha de pesquisa, aqui neste blog (abaixo do título),  Grupo Obra Prima Capoeira, que irá aparecer todas as matérias que eu fiz durante esse tempo sobre o grupo. No meu canal no Youtube também tem muitos vídeos de diversos eventos realizados.  Clique no link e confira: https://www.youtube.com/user/THIAGO43884

Nenhum comentário:

Postar um comentário