Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Paraty / RJ: FLIP 2017. Confira a programação.

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty

DE 26 A 30 DE JULHO DE 2017

NO CENTRO HISTÓRICO

Homenageado: Afonso Henriques de Lima Barreto 
(Lima Barreto)

Ouvindo as críticas dos anos anteriores, neste ano haverá mais convidadas mulheres do que homens e 30% dos autores são negros.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 26 de julho (quarta-feira)

19h15 - Mesa 1 - Sessão de Abertura - "Lima Barreto: triste visionário"
O ator Lázaro Ramos e a historiadora Lilia Schwarcz, biógrafa do homenageado, vão apresentar uma aula ilustrada, comparando o Brasil de Lima Barreto e suas previsões para o futuro. A direção será de Felipe Hirsch.

Dia 27 de julho (quinta-feira)

10h - Mesa Zé Kleber: Aldeia
Com a participação de Álvaro Tukano e duas lideranças de comunidades tradicionais paratienses, as sabedorias ancestrais serão debatidas pelos três pensadores de origem indígena e quilombola.

12h - Mesa 2: Arqueologia de um autor
Um escritor à margem, o lugar de Lima Barreto entre os clássicos e o cânone afro-brasileiro será debatido por Beatriz Resende, crítica e professora titular da UFRJ, Edimilson de Almeida Pereira, professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em cultura afro-brasileira, e Felipe Botelho Corrêa, professor de literatura e cultura brasileiras no King's College, em Londres.

15h - Mesa 3: Pontos de fuga
[Fruto Estranho: Josely Vianna Baptista]
Três escritoras da nova literatura em língua portuguesa, Carol Rodrigues, Djaimilia Pereira de Almeida e Natalia Borges Polesso vão falar de suas influências, técnicas, experiências e sua relação com a tradição.

17h15 - Mesa 4: Fuks & Fux
Os escritores Julián Fuks e Jacques Fux vão discutir autoficção, parcerias e rivalidades na história da literatura.

19h15 - Mesa 5: Odi et amo
[Fruto Estranho: Grace Passô]
Dois tradutores do grego e do latim, Frederico Lourenço e Guilherme Gontijo vão se encontrar para refletir sobre a tradição grego-latina, seus mitos, poesia e narrativas, a literatura e a cultura medieval.

21h30 - Mesa 6: Em nome da mãe
Duas escritoras cujas famílias foram marcadas pelas guerras, a brasileira Noemi Jaffe, filha de uma sobrevivente de Auschwitz, e a tutsi Scholastique Mukasonga, que perdeu a família no genocídio de Ruanda, vão conversar sobre as reconstruções artísticas a partir das tragédias.

Dia 28 de julho (sexta-feira)

10h - Território Flip | Flipinha - A pele que habito
A jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques, autora de livro sobre o racismo nas ex-colônias portuguesas na África, e o ator Lázaro Ramos vão discutir sobre identidades e relações de cor nos países lusófonos.

12h - Mesa 7: Moderno antes dos modernistas
Autores que foram contemporâneos de Lima Barreto e autores posteriores influenciados por seu estilo serão o tema da conversa entre os críticos e professores Antonio Arnoni Prado e Luciana Hidalgo.

15h - Mesa 8: Subúrbio
[Fruto Estranho: Prisca Agustoni]
A crítica Beatriz Resende e o historiador Luiz Antonio Simas vão passear pelo Rio de Janeiro de Lima Barreto, cidade que foi celeiro de personagens de suas crônicas, contos e romances partir de diferentes olhares, da literatura e da cultura popular.

17h15 - Mesa 9: Na contracorrente
Uma mulher à frente de projetos de resistência na cultura e na ciência: a espanhola Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago que tem como bandeiras a literatura em língua portuguesa, os direitos humanos e o meio ambiente.

19h15 - Mesa 10: A contrapelo
[Fruto Estranho: Ricardo Aleixo]
Diamela Eltit, escritora chilena referência na crítica feminista, e Carlos Nader, documentarista brasileiro que registrou as trajetórias do poeta Wally Salomão e do pintor Leonilson, vão conversar sobre linguagens na fronteira e resistência artística.

21h30 Mesa 11: Por que escrevo
A sul-africana Debora Levy, radicada em Londres, e o jornalista americano William Finnegan, da "New Yorker" e autor de livro de memórias sobre o surfe, vão discutir as motivações de um escritor e a entrega ao ofício.

Dia 29 de julho (sábado)

10h - Território Flip | Flipinha - VOCO
O poeta Ricardo Aleixo vai comandar uma performance em que improvisações vocais são entremeadas a poemas com interação do público.

12h - Mesa 12: Foras de série
Ex-escravos que triunfaram e mulheres revolucionárias do Brasil do século XIX serão o tema do debate entre a escritora de romances históricos, Ana Miranda, e um historiador da escravidão, João José Reis.

15h - Mesa 13: Kanguei no Maiki – Peguei no microfone
[Fruto Estranho: Adelaide Ivánova]
O rapper angolano Luaty Beirão, preso com livros considerados subversivos, e a escritora Maria Valéria Rezende, que se dedicou à educação popular no sertão durante a ditadura, vão conversar sobre ativismo e literatura.

17h15 - Mesa 14: Mar de histórias
O carioca Alberto Mussa e o islandês Sjón vão discutir sobre contos de fada, mitologias, narrativas antigas e surrealismo, tendo Borges como ponto em comum.

19h15 - Mesa 15: Trótski e os trópicos
[Fruto Estranho: André Vallias]
Os limites da ficção e da não ficção, os protagonistas e os coadjuvantes, o local e o global serão os temas desta conversa entre o francês Patrick Deville e a jornalista argentina Leila Guerriero.

21h30 - Mesa 16: O grande romance americano
O jamaicano Marlon James e o americano Paul Beatty, dois autores negros e vencedores do Man Booker Prize, vão refletir sobre renovação da tradição do romance a partir de seus pontos de vista particulares.

Dia 30 de julho (domingo)

10h - Território Flip | Flipinha - Ler o mundo
Ana Miranda, Maria Valéria Rezende e Edimilson de Almeida Pereira vão conversar sobre a leitura e os olhares que lançam ao mundo nas suas obras para as crianças.

12h - Mesa 17: Amadas
Em conversa com Ana Maria Gonçalves, a escritora Conceição Evaristo vai prestar um tributo a outras vozes femininas africanas e da diáspora, como Angela Davis, Carolina Maria de Jesus, Nina Simone, Noêmia de Sousa e Toni Morrison, entre outras.

15h - Mesa 18: Livro de cabeceira
Na sessão de despedida da Flip, conduzida tradicionalmente por Liz Calder, autores convidados leem trechos de seus livros prediletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário