Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CULTURA DO NATAL

VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO COMEMORAM O NATAL, QUE É UMA FESTA CRISTÃ, NA QUAL SE COMEMORA O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

NESSE PERÍODO O POVO TEM VÁRIOS COSTUMES COMO MONTAR ÁRVORES DE NATAL, ENFEITAR RUAS, AVENIDAS E CASAS COM O PRESÉPIO, O PAPAI NOEL.

ANTIGAS COMEMORAÇÕES DO NATAL DURAVAM 12 DIAS, QUE FOI O TEMPO QUE OS TRÊS REIS MAGOS LEVARAM PARA LEVAR OS PRESENTES AO MENINO JESUS.

A ÁRVORE DE NATAL



Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança.

O PRESÉPIO


 O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.


FONTE: BRASIL CULTURA

FOTOS: THIAGO DE MORAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário