Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de julho de 2013

CULTURA INDÍGENA DE ANGRA DOS REIS / RJ: MÚSICA E DANÇAS

MÚSICAS E DANÇAS
O primeiro canto sagrado foi entoado pela deusa dos Guarani Nande Jarí (nossa avó). Com isso ela salvou a terra de perdição, porque Nande Ramoi Jusu Papa (nosso grande avô eterno) que criou a Terra, quase chegou destruir sua própria criação por um desentendimento com a mulher. Ele estava com profunda raiva, por ciúmes dos homens ocupando a terra. Mas ele foi sendo impedido por Nande Jari com a entoação do primeiro canto sagrado realizado sobre a terra, tomando como acompanhamento o takuapu: instrumento feminino, feito de taquara, com, aproximadamente, 1,10m, que é golpeado no solo produzindo um som surdo que acompanha o mbaraka masculino, espécie de chocalho de cabaça e sementes específicas.
O povo guarani é muito religioso e conhece muitas atividades religiosas. Dependendo da situação e das circunstâncias (falta ou excesso de chuva, durante a coleta, etc.), os rituais são realizados cotidianamente, na maioria das vezes no início da noite. Os nanderu, lideranças religiosas, conduzem esses rituais. O nanderu começa a cantar o “canto grande”, um texto que ninguém pode interromper. A comunidade repete cada frase, acompanhada pelo takuapu e mbaraka.
As letras e, principalmente, os instrumentos tem o papel de chamar os deuses. Os deuses respondem com o envio de seus mensageiros (tembiguáis kuéra), que vem assistir aos cantos e as danças e retornam para informar que os habitantes da terra estão alegres. Quando tem relâmpago e trovão durante os rituais, é sinal que os mensageiros estão presentes.
“... A terra sem males, essa é a terra boa. Essa é a terra áurea e perfeita. Chegamos lá mediante ao vôo Ali também se dança...”
“Ensina-nos a atravessar para o outro lado do oceano
Nosso Pai, ensina como chegar a sua morada.
Nosso Pai, ensina a atravessarpara o outro lado do oceano...”
 
(CANTOS GUARANIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário