Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

CULTURA INDÍGENA DE ANGRA DOS REIS / RJ: FÉ


Os Karaí (Opy´guá ou senhor da Opy) – pajás rezadores médicos embiás – são carregados de curar com as plantas medicinais, influenciar o clima, adivinhar o futuro, propiciar boas caçadas e colheitas, dirigir cantos e danças rituais e descobrir o nome-espírito sagrado das crianças pequenas. Sua função mais importante seria o relato dos mitos da criação, aos quais também se atribuem poder curativo. Existem, entre eles, divisões de acordo a sua idade, experiência e conhecimento: no entanto, estas não são propriamente hierárquicas, mas sim formas de classificações sócio-cosmológicas que lhes são próprias.
A casa de Reza (Opy) ocupa lugar de destaque, convergindo para ela todas as atividades significativas da aldeia. No seu interior, cuja vedação é completa para impedir a entrada de espíritos indesejáveis, os Guaranis ouvem as belas palavras (porahel) proferidas pelos xamãs e realizam os rituais funerários, de cura, e do batismo do milho. É no pátio, em frente a opy, que se realizam as reuniões de deliberação da comunidade e o xandorê, dança lúdica guarani, quando todos brincam ao som do violão e da rebeca.
Os Guaranis acreditam em uma terra sem males uma espécie de paraíso que pode ser alcançado em vida caso sigam os costumes ditados pelo pajé e pelo cacique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário