Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

MACULELÊ

O Maculelê é oriundo de uma cidade da Bahia chamada Santo Amaro da Purificação, que é uma apresentação que envolve dança e cantos de origem afrobrasileira e indígena. Existem várias lendas da origem do maculelê, mas a maioria tem como base ataque rival de guerreiros. É uma dança folclórica que usam, para representar como arma, dois bastões.
Existem danças de maculelê mais complexos que se utilizam facões, espadas e fogo.
O maculelê, hoje em dia, também está dentro da cultura da capoeira e do frevo. Pode envolver mulheres e homens.
Geralmente, quem dança maculelê se apresenta com saia de sisal, sem camisa (no caso dos homens) e com pinturas no corpo. Tem grupos que se apresentam com seus abadás de capoeira. É graças a capoeira que essa dança está resistindo.
O atabaque é o principal instrumento do maculelê.
As letras da música do maculelê trazem influência indígena e afrobrasileira. Exemplo: Fulô Jurema é influência indígena.
 
Em seu início, o maculelê era dançado nas comemorações da Festa de Nossa Senhora da Purificação, que se comemora no dia 02 de fevereiro, na Bahia, que é padroeira da cidade Santo Amaro da Purificação.
 
Vocês podem assistir agora imagens da dança maculelê gravado em três municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Mangaratiba e Petrópolis, de diversos grupos de capoeira que aderiram o maculelê. Confira:
 
Imagens: Thiago de Morais - Arquivo TMN.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário