Pesquisar este blog

domingo, 11 de junho de 2017

Conheça um pouco sobre Mart`Nalia

MART`NÁLIA MENDONÇA FERREIRA NASCEU EM 07 DE SETEMBRO DE 1965 NO RIO DE JANEIRO.

Filha do sambista Martinho da Vila e da cantora Anália Mendonça (seu nome é uma mistura dos nomes dos pais), a cantora nasceu no bairro de Pilares, Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde criança foi cercada pela música. Mart'nália disse em entrevista:

Cquote1.svgCom quatro anos de idade, em Pilares, meu pai tocava um Reco Reco rosa numa roda de samba com amigos. Lembro dele saindo pela porta e, como num passe de mágica, entrando na televisão. Achava isso o máximo. Minha casa era uma festa. Cresci com Clara Nunes e João Donato na minha sala.Cquote2.svg

Começou a carreira profissional aos 16 anos, fazendo vocais de apoio para o pai ao lado dos irmãos Pinduca e Analimar. Em meados dos anos 1990, passou a realizar apresentações no circuito de bares, pequenas casas noturnas e teatros do Rio de Janeiro, o que culminou no lançamento de seu disco Minha Cara, voltado para o samba-canção. A partir de 1994, passou a integrar o grupo Batacotô, com quem lançou o Samba dos Ancestrais. A artista também foi percussionista da banda de Ivan Lins.
Mart'nália teve o privilégio de se tornar apadrinhada de grandes nomes da Jovem Guarda graças a seu pai. Caetano Veloso foi o diretor artístico de seu disco Pé do meu Samba, além de compor a faixa-título, e Maria Bethânia produziu Menino do Rio. A partir desses dois álbuns, Mart'nália passou a atrair maior atenção da mídia e a ter uma agenda de shows mais estabelecida em todo o país, abrindo caminho para turnês internacionais pela Europa e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário