Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO RELATA A TRAJETÓRIA DAS TRIBOS INDÍGENAS DE ANGRA DOS REIS / RJ.

A exposição contada em oito banners, relata fatos históricos e relevantes dos índios na região, desde Cunhabebe, um dos mais importantes líderes indígenas da região, até a chegada dos índios guaranis na década de 80, no Sertão do Bracuí. A curadoria é de Marcelo Ramos e Victor Rocha.

— Para a pesquisa utilizamos a internet. O acervo a respeito dos índios Guaranis é muito rico na rede de computadores. Quanto a história dos Tamoios e outras tribos, buscamos nas edições de editores angrenses, como Professora Ednea Pascoal e Camil Capaz — disse o curador Marcelo Ramos.

Este trabalho busca ser um grande laboratório para pesquisa e estudos. A exposição revela ainda crenças e costumes dos indígenas, desde a alimentação à religiosidade da tribo, passando por como vivem os índios que costumamos encontrar pelas ruas do Centro da cidade vendendo seu artesanato.

Na exposição também poderá ser visto um pouco mais sobre a figura do cacique Cunhabebe, que comandou tribos do litoral do Rio de Janeiro até São Paulo, passando por Angra dos Reis. O índio, lembrado por sua bravura na defesa do seu povo, viveu em terras angrenses há muitos anos e faz parte da história da colonização do Brasil.

— Quando montamos a exposição pensamos em trazer para os moradores da nossa cidade um sentimento de pertencimento dessa história a essa terra. O trabalho foi feito com muita dedicação. Espero que possamos trazer aos angrenses e turistas a importância da luta e resistência indígena para o nosso município — concluiu o curador Vitor Rocha.
 
A EXPOSIÇÃO VAI ATÉ O DIA 08 DE MAIO DE 2013.
 
LOCAL: CASA LARANGEIRAS, NA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES, CENTRO DE ANGRA DOS REIS.
 
HORÁRIO: DAS 10h ÁS 17h.
 
-----------
 
FONTE: CULTUAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário