Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

UM POUCO SOBRE BLOCOS CARNAVALESCOS NO BRASIL

Os blocos, é um grupo de pessoas que pagam uma quantia em dinheiro para poder participar. Em troca, recebem um Abadá, que permite aproveitar o evento de perto do trio elétrico, em uma corda ou cordão
MAS EXISTEM BLOCOS DE RUA NO BRASIL QUE NÃO TEM ESSA CORDA OU CORDÃO, POIS NÃO HÁ TRIO ELÉTRICO, OS FOLIÕES PAGAM UMA PEQUENA QUANTIA E RECEBEM UM ABADÁ QUE INCLUI CAMISA E ALGUNS TICKETS OU PULSEIRAS QUE DÃO DIREITO A ÁGUA, REFRIGERANTES, BEBIDAS ALCOÓLICAS, etc. Os blocos são abertos ao público. Enquanto isso, os blocos de carnaval começaram a evoluir e se ramificar em várias correntes estéticas, manifestações musicais, e até mesmo religiosa. Enquanto os afoxés, cujos membros trouxeram sua cosmologia religiosa afro-brasileira para a procissão carnavalesca, mantendo suas raízes africanas com a puxada do ijexá (um ritmo tocado em homenagem aos orixás ou divindades afro-brasileiras). Os blocos de classe média baseou-se principalmente nos sambas-enredos do Rio de Janeiro onde adotou o estilo de música do carnaval carioca.
 
Em seguida, os blocos afro surgiram com uma proposta estética inferida a partir de blocos indiano, com a introdução de algumas inovações fundamentais no processo: os desfiles girava em torno de temas e a música foi adaptada para se ajustar à ocasião. Durante esta fase, o carnaval nas ruas da Bahia foi infundida com o glamour e o elitismo propagada por clubes de carnaval, iniciando uma ligeira inversão do ideal igualitário.
 
OS BLOCOS EXISTEM EM VÁRIOS LOCAIS DO BRASIL: SALVADOR / BA, RIO DE JANEIRO / RJ, ANGRA DOS REIS / RJ, etc.

2 comentários:

  1. Great blog post. I used to be checking continuously this blog and I am impressed! Extremely helpful information specially the closing phase :) I deal with such info a lot.
    Camarotes

    ResponderExcluir