O município de Mangaratiba, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, tem um ponto cultural que fica no final do calçadão do Distrito de Muriqui. Esse ponto cultural da arte da capoeira no calçadão existe desde 2015, com rodas de capoeira com organização do professor Hemerson Sousa. Os círculos foram pintados no ano de 2017, pelo professor Hemerson, com autorização da Prefeitura do município.
As cores preta e amarela dos círculos tem significado. Além de ser algumas das cores do grupo de capoeira Voo da Iuna (que também inclui a cor laranja), que trabalha a capoeira angola, a regional, entre outras, são as cores que o Mestre Pastinha (da capoeira angola, que é uma capoeira mais primitiva) adotou na academia dele.
Neste ano de 2021, foi feito um ofício para o retoque da pintura desse círculo e a comunidade foi atendida. A prefeitura disponibilizou uma equipe para fazer o retoque da pintura, através dos funcionários da subprefeitura em Muriqui.
O próximo passo é apresentar um projeto / proposta cultural / documento para que esse espaço seja reconhecido como um espaço cultural do município de Mangaratiba.
Fotos: Hemerson Sousa.
Parabéns...que trabalho top. Obrigado pela atenção com nossa Arte genuinamente brasileira. Salve a capoeira. Sucesso.
ResponderExcluir