Na noite de sexta-feira, dia 10 de agosto de 2018, aconteceu na Casa Larangeiras, no Centro de Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, uma vivência com a Fernanda Machado, neta do Mestre Bimba, sambadeiras filha de Biloca. Foi uma realização do grupo Obra Prima Capoeira Angra.
Fernanda começa se apresentando e falando sobre sua infância e da vida negra.
"A mãe negra deixava de amamentar seu filho para dar de mamar a filha da sinhá."
"Aos 9 anos de idade, a criança já era a moça de recados da senzala."
"Venho de uma família onde o respeito é primordial."
Explica sobre as sambadeiras e fala da religiosidade.
"O objetivo das sambadeiras é enaltecer mulheres, se respeitar como mulheres. Não há competição. Tem que haver olho no olho. Se a pessoa não consegue fazer isso, ela está desconstruída. A partir disso, começa o processo de construção."
"A sede das sambadeiras é em Goiânia, num terreiro. Dá aula em Brasília."
"Sambadeiras não é uma religião. Cada sambadeira tem a sua religião. Igual o que acontece na capoeira. Capoeira não é religião. Os capoeiristas que tem sua religião. Eu sou do candomblé, mas ela (se referindo a outra sambadeira que estava ao seu lado) é católica."
Explica também o motivo pelo qual só mulheres sambam dentro do samba de roda e fala sobre o que faz a pessoa ser um mestre.
"Quem te faz mestre é a sociedade. Quem te faz mestre são as ações que você faz."
Encerrando, faz diversas atividades com as mulheres, com as músicas que fazem sucesso dentro dessa cultura, como a música "Em cima da linha (setecentas galinhas)", com muitas palmas de terreiro.
Confira as imagens dessa vivência:
Imagens: Thiago de Morais.
Imagens: Thiago de Morais.
FOTOS: Thiago de Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário