MÚSICA, LITERATURA, CARNAVAL, DANÇAS, CULTURAS: PRETA, INDÍGENA, CAIÇARA, COBERTURA DE EVENTOS, E MUITO MAIS, VOCÊ ENCONTRA NESTE BLOG. VOCÊ PODE PARTICIPAR DOS BLOGS TMN. DIVULGUE SEU EVENTO GRATUITO, MANDE FOTOS OU VÍDEOS DE ALGUM EVENTO QUE PARTICIPOU, ATRAVÉS DO WHATS APP TMN: (24) 99850-3022. Você pode contribuir com o blog através do pix. Chave pix: (24) 99850-3022. Muito obrigado!
Pit Stop - Praia do Anil - Angra dos Reis / RJ: Grupo Sonorus, ás 22 horas.
Domingo, 02/10/2016
Clube do Balneário - Angra dos Reis / RJ: Alan dos Teclados, ás 20 horas.
Quem quiser divulgar sua banda ou cantor solo, deixe sua mensagem na minha página no facebook (Thiago de Morais TMN) ou mande pelo Whats App TMN (24) 99850-3022. É grátis!
Neste período surgem: Skank, Pato Fu, Jota Quest, Tianastacia, Raimundos, Mamonas Assassinas.
Alguns rappers teve ligação íntima com o rock como Gabriel O Pensador, Planet Hemp e Pavilhão 9.
Outros destaques nesta década: O RAPPA, CHARLIE BROWN JR., CÁSSIA ELLER, LOS HERMANOS.
Nos anos 2000 surgem: Detonautas, CPM 22, Pitty, NX Zero, Fresno, Restart, Cine, Marjorie Estiano.
Marjorie Estiano também é atriz e surgiu numa das temporadas de Malhação, da Rede Globo.
Um grupo de cerca de 50 professores visitaram a Aldeia Guarani Sapukai, no bairro Bracuhy, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, na sexta-feira, dia 16 de setembro de 2016. A visita fez parte da atividade do Curso História e Cultura dos Povos Indígenas nas escolas, organizado por Norielem de Jesus Martins e Roselea Aparecida dos Santos Oliveira, através da Prefeitura de Angra.
O ponto de encontro foi na Secretaria de Educação do município, ás 07h30min, para embarcarmos ao nosso destino.
Já no Bracuhy, o ônibus da UFF (Universidade Federal Fluminense) nos deixa, pois não há mais possibilidade de avançar com o veículo. Tivemos que caminhar por cerca de 30 minutos em estrada de barro.
Primeiramente,
visitamos a escola indígena que faz parte do Governo do Estado do Rio
de Janeiro, na qual ouvimos a fala do professor guarani, Algemiro, que
nos contou a história do falecido cacique da aldeia, na qual tinha 103
anos de idade. Alguns professores da instituição também fizeram a fala.
No local, tinha uma fábrica de papel, que hoje está abandonado e
pertende a FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Em seguida, alguns
visitantes fizeram perguntas ao professor guarani.
Seguindo a programação, caminhamos mais um pouco, e no percurso, o professor Algemiro contou umas piadinhas de indígenas para descontrair. Chegamos ao Centro da Aldeia Guarani Sapukai, na qual é o espaço coletivo deles, onde se encontra os artesanatos para venda e a casa de reza, na qual foi feita uma apresentação musical indígena para os visitantes.
O que pude observar é que o povo em geral tem que desconstruir a ideia de que os indígenas tem que estar nus, pintados, que vivem em ocas... Os que vivem nessa aldeia não são assim. São completamente diferentes do que é ensinado pra gente nas escolas. Os indígenas guaranis dessa aldeia, usam roupas de marca, não vivem em ocas, vivem em casas de pau-a-pique, são modernos, possuem celulares, usam brincos, piercings, cabelos feitinhos com gel, usam bonés, andam calçados, jogam bola.
O texto da minha vivência na aldeia será publicado, em breve, após o fim do módulo do curso.
Morreu hoje a tarde, no Estado de Sergipe, aos 54 anos, o ator global Domingos Montagner. Na manhã de hoje ele grava junto com a atriz Camila Pitanga, em Alagoas, cenas da novela Velho Chico. Depois do almoço, resolveu mergulhar em um rio, acompanhado de Camila Pitanga, já no Estado de Sergipe. Quando mergulhou, não voltou mais a superfície. Camila avisou imediatamente a produção da novela, na qual começaram as buscas na mesma hora, junto com pescadores locais, Corpo de Bombeiros, mergulhadores e Helicóptero da Polícia Militar. O corpo foi encontrado há 30 metros de profundidade, no meio de pedras.
Durante todo o dia 11 de setembro de 2016, houve o primeiro encontro cultural no município de Mangaratiba, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Teve capoeira, ballet, taekwondo, aerobox, zumba e amostra e venda de artesanato.
Todas as demonstrações do evento foram aprendidas no Espaço Cultural Messias Neiva, no distrito de Conceição de Jacareí.
A primeira apresentação foi o de capoeira do grupo UBC, na qual houve batizado e troca de cordas. (Matéria completa na postagem anterior)
Em seguida, houve apresentação de ballet.
Depois houve as demais apresentações.
Se você quiser saber mais informações sobre as aulas gratuitas, procure o Espaço Cultural Messias Neiva, que fica atrás do posto de gasolina, no distrito de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba.
Aconteceu na manhã de domingo, dia 11 de setembro de 2016, debaixo de um sol forte, o Encontro Cultural do grupo UBC Capoeira, na Praia do distrito de Conceição de Jacareí, município de Mangaratiba, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro.
Iniciando, houve o aquecimento dos capoeiristas. Seguindo o evento o presidente do grupo UBC Capoeira na Costa Verde, Wagner (Instrutor Penteado) agradeceu aos pais e as crianças pelo comparecimento e pelo incentivo aos filhos a capoeira. Agradeceu também a ONG Messias Neiva (Conceição de Jacareí) e convidou a Shirley, uma das fundadoras da ONG para o uso da palavra. Na ocasião, ficou muito emocionada, pois o evento de capoeira aconteceu em Conceição de Jacareí, no mês de setembro, como desejou o saudoso instrutor Silvio Meteoro.
Iniciou-se o batizado e a troca de cordas.
Finalizando, o Instrutor Penteado apresentou os graduados, professores, instrutores, contra mestres e mestres presentes no evento, na qual vieram de diversas partes do Estado do Rio de Janeiro: Campo Grande, São Cristóvão, Petrópolis, Volta Redonda e de Angra dos Reis, seguido de samba de roda.
Da esquerda para direita: Graduado Cobra (organizador do evento), Mestre Farmácia (Presidente fundador da UBC Capoeira) e Instrutor Penteado (Presidente UBC Capoeira na Costa Verde).
O Encontro Cultural UBC Capoeira em Conceição de Jacareí, fez parte do 1º Encontro Cultural de Mangaratiba, na qual também houve apresentações de ballet, taekwondo, aerobox e zumba, além de exposição e venda de artesanato.