NO DIA 19 DE AGOSTO TEVE NO CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS (CEA), NA PRAIA DA CHÁCARA, EM ANGRA DOS REIS, MAIS UM EVENTO DO AGOSTO CULTURAL. DESSA VEZ FOI UM VÍDEO DEBATE SOBRE POPULAÇÕES TRADICIONAIS E CULTURA ECOLÓGICA.
TEVE PARTICIPAÇÃO DO CBH-BIG, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ANGRA, SAPE E UFRJ.
PRIMEIRAMENTE PASSOU-SE O DOCUMENTÁRIO: CARTA DAS COMUNIDADES CAIÇARAS DA CAJAÍBA - PARATY / RJ.
PROJETO RAÍZES E FRUTOS.
INFORMATIVO DA PMAR:
CONTA A HISTÓRIA E AS ESTÓRIAS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL, QUE REIVINDICA SEUS DIREITOS QUANTO Á EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM SUA COMUNIDADE. SEGUINDO COMO ROTEIRO A CARTA CAIÇARA, REDIGIDA ANTERIORMENTE POR PALOMA SOL (INTEGRANTE DO PROJETO) E FRANCISCO XAVIER (CAIÇARA MORADOR DA PRAIA DO POUSO DA CAJAÍBA), COMO UM DOCUMENTO QUE DENUNCIA OS PROBLEMAS DE DESCASO DAS AUTORIDADES NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA COMUNIDADE, COM A FINALIDADE DE DENUNCIAR A AUSÊNCIA DE UMA ESCOLA DE 6º A 9º ANO NA REGIÃO, QUE A MAIS DE 30 ANOS VEM SENDO REIVINDICADA PELOS MORADORES. ESTE FATOR, POR SUA VEZ, É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA O ÊXODO DA COMUNIDADE LOCAL QUE DEVIDO AO BAIXO PODER AQUISITIVO EM SUA MAIORIA VÃO RESIDIR NAS FAVELAS DA CIDADE DE PARATY, EM BUSCA DE MELHORES ESTUDOS PARA SEUS FILHOS.
TAMBÉM SÃO ABORDADOS NO VÍDEO TEMAS COMO A CULTURA CAIÇARA, O TURISMO DESENFREADO E A GRILAGEM DE TERRAS QUE SE DESENROLAM AO LONGO DO FILME TRAZENDO ELEMENTOS PARA ENTENDER UM POUCO DA VIDA DESTE POVO TÃO LINDO QUE VIVE NA COSTEIRA DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL, USANDO AS PALAVRAS DE UM MESTRE CAIÇARA O SR. OLIMPO: "enfim, o caiçara... a vida do caiçara é uma vida muito bonita, o cara sabendo ser caiçara, a vida é muito bonita!"
SOMA-SE A ESTA ABORDAGEM A PROPOSTA DE UMA ESCOLA CAIÇARA DE 6º AO 9º ANO NA COMUNIDADE DO POUSO DA CAJAÍBA, BUSCANDO A VALORIZAÇÃO DA CULTURA CAIÇARA, A APRTIR DO DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO TRADICIONAL E O CURRÍCULO FORMAL DA ESCOLA, COMO JÁ FAZEM OS GRIÔS (MESTRES DE TRADIÇÃO ORAL DA COMUNIDADE).
ANOTAÇÕES:
- CULTURA ECOLÓGICA É A CULTURA RELACIONADA A CULTURA DAS PRÓPRIAS COMUNIDADES DE FORMA A NÃO AGREDIR O MEIO AMBIENTE.
- POPULAÇÕES TRADICIONAIS: INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, CAIÇARAS, RIBEIRINHOS.
- NA COMUNIDADE DA CAJAÍBA, EM PARATY, TEM 150 FAMÍLIAS - 400 MORADORES. NÃO EXISTE ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º AO 9º ANO). ELES GOSTARIAM DE UMA ESCOLA DO FUNDAMENTAL 2 NA COMUNIDADE.
- O LAZER: DANÇA DA CADEIRA, PULA SACO, FUTEBOL NA PRAIA.
- A SAPE (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica) ATUA HÁ MAIS DE 30 ANOS EM ANGRA DOS REIS. SURGIU NA ÉPOCA DA CONSTRUÇÃO DAS USINAS NUCLEARES EM ANGRA.
- COMENTOU-SE SOBRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. DAÍ VAI ALGUNS QUESTIONAMENTOS: QUAL O PAPEL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO? O QUE SE ESPERA DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO?
FOTOS: Thiago de Morais.
ANOTAÇÕES:
- CULTURA ECOLÓGICA É A CULTURA RELACIONADA A CULTURA DAS PRÓPRIAS COMUNIDADES DE FORMA A NÃO AGREDIR O MEIO AMBIENTE.
- POPULAÇÕES TRADICIONAIS: INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, CAIÇARAS, RIBEIRINHOS.
- NA COMUNIDADE DA CAJAÍBA, EM PARATY, TEM 150 FAMÍLIAS - 400 MORADORES. NÃO EXISTE ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º AO 9º ANO). ELES GOSTARIAM DE UMA ESCOLA DO FUNDAMENTAL 2 NA COMUNIDADE.
- O LAZER: DANÇA DA CADEIRA, PULA SACO, FUTEBOL NA PRAIA.
- A SAPE (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica) ATUA HÁ MAIS DE 30 ANOS EM ANGRA DOS REIS. SURGIU NA ÉPOCA DA CONSTRUÇÃO DAS USINAS NUCLEARES EM ANGRA.
- COMENTOU-SE SOBRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. DAÍ VAI ALGUNS QUESTIONAMENTOS: QUAL O PAPEL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO? O QUE SE ESPERA DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO?
FOTOS: Thiago de Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário