Pesquisar este blog

domingo, 31 de agosto de 2014

AGOSTO CULTURAL ANGRA - EXPOSIÇÕES (PARTE 02)

COMO INFORMEI A VOCÊS NA PRIMEIRA PARTE DESTA SÉRIE DE POSTAGENS SOBRE AS EXPOSIÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO CULTURAL EM ANGRA DOS REIS, VISITEI TODAS AS EXPOSIÇÕES DO EVENTO, NA QUAL COMEÇO COMPARTILHAR COM VOCÊS AGORA.
 
NESTA POSTAGEM VOU MOSTRAR UM POUCO DE COMO FOI A EXPOSIÇÃO DA AFOCAR, QUE ACONTECEU NA CASA DA CULTURA, LOCALIZADA NA RUA DO COMÉRCIO (ESQUINA COM A RUA RAUL POMPEIA), NO CENTRO DE ANGRA, NOS DIAS 05 A 17 DE AGOSTO.
 
A AFOCAR É A ASSOCIAÇÃO FOTOGRÁFICA E CULTURAL DE ANGRA DOS REIS, CRIADA EM SETEMBRO DE 2000. QUE EM 2014, É A  14° EXPOSIÇÃO COM O TEMA: "NOSSOS OLHARES".
 
FOTOS: Thiago de Morais.
 



 

RODA UBC CAPOEIRA EM ANGRA ONTEM

ONTEM ACONTECEU A TRADICONAL RODA DO GRUPO UBC NA PRAÇA DO PORTO, NO CENTRO DE ANGRA DOS REIS. MUITO AXÉ NOS JOGOS DE SÃO BENTO, BENGUELA E ANGOLA E TAMBÉM HOUBE O SAMBA DE RODA.
CAPOEIRISTAS DE OUTROS GRUPOS TAMBÉM COMPARACERAM NA RODA.
 
A RODA DE MÊS DA UBC EM ANGRA DOS REIS ACONTECE TODO ÚLTIMO SÁBADO DE CADA MÊS NA PRAÇA DO PORTO, NO CENTRO DE ANGRA DOS REIS, ÁS 19 HORAS. E OS TREINOS ACONTECEM EM VÁRIOS PONTO DO MUNICÍPIO: GAMBOA DO BELÉM, JACUECANGA, MARINAS E MONSUABA.


Foto
FOTO RETIRADA DO FACEBOOK.

sábado, 30 de agosto de 2014

RODA UBC EM MARECHAL HERMES ONTEM

ONTEM ACONTECEU A TRADICIONAL RODA DE MÊS DA UBC CAPOEIRA, EM MARECHAL HERMES, NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO. O PESSOAL DO GRUPO UBC DE ANGRA DOS REIS MARCARAM PRESENÇA.
E EU, PELA PRIMEIRA VEZ, ESTIVELÁ PARA CONFERIR  E CLARO, JOGAR UM POUCO NESSA RODA, QUE TEVE MUITA ENERGIA.
 
A RODA ACONTECE TODA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS NA PRAÇA DE MARECHAL HERMES.

Foto: Final roda de mês Rio.
FOTO RETIRADA DO FACEBOOK.

 
VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE HOJE TEM A TRADICIONAL RODA DE MÊS UBC CAPOEIRA NA PRAÇA DO PORTO, NO CENTRO DE ANGRA DOS REIS /RJ, ÁS 19 HORAS. NÃO PERCAM!!!
 
Foto: BOM DIA.VAMOS COM FE.

AGOSTO CULTURAL ANGRA - EXPOSIÇÕES (PARTE 01)

O AGOSTO CULTURAL ALÉM DE UMA PROGRAMAÇÃO EXTENSA COM PALESTRAS, VÍDEOS, RODAS DE CONVERSAS, APRESENTAÇÕES DE CAPOEIRA, DANÇAS, RODA DE VIOLA, ETC, TEVE TAMBÉM AS EXPOSIÇÕES EM TRÊS PONTOS:
 - UMA DELAS FOI NO CONVENTO SÃO BERNARDINO DE SENA, NO MORRO DO SANTO ANTÔNIO, QUE MOSTROU SOBRE A FOLIA DE REIS, A FESTA DO DIVINO E A EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE SÃO BENEDITO.
 - OUTRA FOI NA CASA LARANGEIRAS, NO CENTRO, COM VÁRIAS EXPOSIÇÕES CULTURAIS JUNTAS, COMO O CARNAVAL, CAPOEIRA, INDÍGENA, IEMANJÁ, ETC.
 - OUTRA ACONTECEU NA CASA DA CULTURA NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE AGOSTO, QUE FOI A EXPOSIÇÃO ANUAL DA AFOCAR. E NO MESMO ESPAÇO NA SEGUNDA QUINZENA DESTE MÊS MOSTROU A HISTÓRIA DE BRASIL DOS REIS.
 
EU FUI EM TODAS ELAS PARA MOSTRAR UM POUCO PRA VOCÊS DE COMO FOI ESSAS EXPOSIÇÕES.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

RODA DE VIOLA - ANGRA - 23/08/2014





RODA DE VIOLA NO AGOSTO CULTURAL ANGRA

MUSEU DE ARTE SACRA - LARGO DA LAPA - CENTRO

IMAGENS: Thiago de Morais.

AGOSTO CULTURAL ANGRA - 23/08/2014

NO DIA 23 DE AGOSTO, TEVE NO MUSEU DE ARTE SACRA, NO LARGO DA LAPA, NO CENTRO DE ANGRA DOS REIS / RJ, MAIS UMA PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO CULTURAL QUE FOI UMA RODA DE VIOLA.
DEU INÍCIO AO EVENTO, O RESPONSÁVEL PELO MUSEU DE ARTE SACRA, NA QUAL AGRADECEU AS PESSOAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE O EVENTO ACONTECESSE E A TODOS OS PRESENTES. LEU UM PEQUENO TEXTO INTRODUTÓRIO.
MAESTRO ALEXANDRE COMEÇOU A CONVERSA, NA QUAL CONTOU UM POUCO DA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. TOCOU PIXINGUNHA COM A MÚSICA CARINHOSO;  FALOU DE CHIQUINHA GONZAGA, POIS A PRIMEIRA SERESTA SURGIU COM ELA; FALOU SOBRE ARI BARROSO: ELE FAZIA UM CONCURSO DE CALOUROS E NÃO GOSTAVA DE BRINCADEIRAS. ELE FICAVA LOUCO QUANDO O PARTICIPANTE NÃO SABIA O NOME DA MÚSICA, O NOME DO AUTOR E QUANDO FALAVA QUE IA CANTAR UM SAMBINHA. FOI TOCADO AQUARELA DO BRASIL. DISSE QUE SEGUNDO ARI BARROSO, SUA PIOR MÚSICA ERA "RISQUE".
DEPOIS FOI A VEZ DA FOLIA DE REIS QUE CONTOU UM POUCO DA TRADIÇÃO DELES.
ELES ANUNCIAM A VINDA DO MENINO JESUS DESDE 08 DE DEZEMBRO ATÉ O DIA 20 DE JANEIRO (DIA DE SÃO SEBASTIÃO). EM APARECIDA DO NORTE / SP, A FOLIA DE REIS É CHAMADA DE TERRA DE REIS. DEPOIS TOCARAM VÁRIOS CANTOS DE FOLIA DE REIS.
A MÚSICA FOI UTILIZADA POR MUITO TEMPO POR RESISTÊNCIA NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR.
EM SEGUIDA, VÁRIAS PESSOAS FORAM FAZENDO SUAS COLOCAÇÕES A RESPEITO DE SEUS CONHECIMENTOS SUA VIVÊNCIA, EXPERIÊNCIA COM A MÚSICA.
FALOU-SE DE GONZAGUINHA (O HOMEM TAMBÉM CHORA - DÉCADA DE 1980); CHICO BUARQUE (SEU PSEUDÔNIMO ERA JUNINHO ADELAIDE. TINHA UMA MÚSICA CHAMADA ADEUS QUE FOI CENSURADA); JOÃO BOSCO ( EM 1910, FEZ UMA MÚSICA CENSURADA SOBRE A REVOLTA DA CHIBATA); GERALDO VANDRÉ.
DEVEMOS USAR NOSSA CULTURA PARA RESISTÊNCIA E ATRAIR TURISTAS.
SEGUINDO FOI A VEZ DE CAGÉRIO (PROFESSOR DE HISTÓRIA E MÚSICO). ELE TEM REPERTÓRIO DE MÚSICAS INFANTIS. TOCOU MÚSICADO FOLCLORE: LOBISOMEM.
JÁ EXISTIA LETRAS COM MÚSICAS INFANTIS NA BOSSA NOVA.
INDO PARA O CONTEMPORÂNEO TOCOU-SE RAUL SEIXAS.
"PAPAI EU QUERO É SER PREFEITO
TALVEZ EU SEJA ELEITO."
DEPOIS TOCOU-SE AS MÚSICAS MALUCO BELEZA, LULU SANTOS - NINGUÉM PRECISA SABER e A MAJESTADE O SABIÁ (Chitãozinho & Xororó / Roberta Miranda).
CONTOU-SE SOBRE MANOEL ROSA, LUPICÍLIO RODRIGUES E CARTOLA.
FALOU-SE UM POUCO DA SERESTA EM ANGRA DOS REIS / RJ. EM 1991, UM GRUPO DE SERESTEIROS, DEPOIS DA MISSA DAS 18 HORAS DE DOMINGO, SAIA PELAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE. DUROU CERCA DE DOIS ANOS.
PARA ENCERRAR A RODA DE VIOLA FORAM TOCADAS:
 - YESTERDAY, DOS BEATLES; e
 - CARINHOSO.
FOTOS: THIAGO DE MORAIS.




AGENDA UBC CAPOEIRA

HOJE, 29 DE AGOSTO DE 2014, RODA DO MÊS EM MARECHAL HERMES, RIO DE JANEIRO, ÁS 19 HORAS.
 
AMANHÃ, 30 DE AGOSTO DE 2014, RODA DO MÊS EM ANGRA DOS REIS / RJ, NA PRAÇA DO PORTO - CENTRO, ÁS 19 HORAS.
 
MESTRE FARMÁCIA
 
INSTRUTORES EM ANGRA DOS REIS:
PENTEADO, METEORO E KELE.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE FINAL) - CAPOEIRA

ENCERRANDO A PROGRAMAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE (e há mais esperada por mim, rsrsrs) NA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES, NO CENTRO DE ANGRA, TEVE APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA COM O GRUPO CONGO E O GRUPO UBC.
TEVE MACULELÊ, SAMBA DE RODA, SALTOS E MUITA GINGA.
(Não pude tirar fotos, nem filmar porque eu brinquei capoeira também, rsrs.)
 
O GRUPO CONGO, DO MESTRE RENATO, TEM 40 ANOS DE DIVULGAÇÃO DA CULTURA DA CAPOEIRA EM ANGRA E OS TREINOS ACONTECEM NO MORRO DO CARMO.
 
O GRUPO UBC CAPOEIRA, DO MESTRE FARMÁCIA, TEM SEUS TREINOS EM VÁRIOS PONTOS DE ANGRA DOS REIS, COMO NO MARINAS, NA GAMBOA DO BELÉM, NA JACUECANGA, NA MONSUABA E NA GARATUCAIA, COM OS INSTRUTORES METEORO, PENTEADO E KELE.

AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 12)

SEGUINDO, HOUVE A APRESENTAÇÃO DO CORAL DA CIDADE DE ANGRA.
 
FOTOS: THIAGO DE MORAIS


AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 11) QUADRILHA JUNINA


AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 10)

SEGUINDO COM A PROGRAMAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE NO AGOSTO CULTURAL, HOUVE A APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA JUNINA DO DITO PERES, DO MORRO DO PERES. FOI BELÍSSIMA A APRESENTAÇÃO ARRANCANDO APLAUSOS DO PÚBLICO.
 
FOTOS: THIAGO DE MORAIS.




AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 09) FOLIA DE REIS

DEPOIS DA APRESENTAÇÃO DA DANÇA DOS VELHOS FOI A VEZ DA FOLIA DE REIS SE APRESENTAR.
A TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS É QUE ELES COMECEM SE APRESENTAR NO DIA 08 DE DEZEMBRO, ANUNCIANDO A CHEGADA DO MENINO JESUS E SÓ ENCERRAREM NO DIA 20 DE JANEIRO.
 
FOTOS: THIAGO DE MORAIS.



AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 08) DANÇA DOS VELHOS





IMAGENS: Thiago de Morais
 
DEPOIS DA APRESENTAÇÃO BELÍSSIMA DOS INDÍGENAS PATAXÓS, HOUVE A DANÇA DOS VELHOS, QUE FAZ PARTE DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ANGRA DOS REIS.

AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 07) DANÇA INDIOS PATAXOS 2


AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 06) DANÇA INDIOS PATAXOS


AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 05)

DEPOIS DO DESABAFO DO INDÍGENA PATAXÓ, ELES FIZERAM UMA BONITA APRESENTAÇÃO INTERAGINDO COM OS PRESENTES (o vídeo estará nas duas postagens a seguir). ELES TAMBÉM TIVERAM UMA BARRAQUINHACOM VENDAS DE ARTIGOS INDÍGENAS.
 
FOTOS: THIAGO DE MORAIS




terça-feira, 26 de agosto de 2014

AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 04) DESABAFO INDIGENA 2


AGOSTO CULTURAL ANGRA - 22/08/2014 (PARTE 03) DESABAFO INDIGENA


AGOSTO CULTURAL - 22/08/2014 - PARTE 02

COMO TEVE UMA VASTA PROGRAMAÇÃO NO DIA DO FOLCLORE NO AGOSTO CULTURAL, ESTOU DIVIDINDO OS ACONTECIMENTOS EM PARTES, POR APRESENTAÇÃO, PARA FACILITAR A LEITURA E O ENTENDIMENTO.
 
ANTES DAS PESSOAS ASSISTIRAM O VÍDEO DA CAMPANHA, ALGUNS REPRESENTANTES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS FALARAM UM POUCO SOBRE A VIDA DELES E SOBRE A CAMPANHA. DEPOIS QUE AS PESSOAS ASSISTIRAM O VÍDEO DA CAMPANHA PRESERVAR É RESISTIR, HOUVE UM DESABAFO DE UM INDÍGENA PATAXÓ, NA QUAL VOCÊ VERÁ NA POSTAGEM A SEGUIR NAS IMAGENS QUE GRAVEI. EM SEGUIDA TEVE A DANÇA INDÍGENA PATAXÓ.
 
FOTO: THIAGO DE MORAIS.

REPRESENTANTE DA ALDEIA INDÍGENA DO BRACUÍ

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

AGOSTO CULTURAL - 22/08/2014 - CENTRO DE ANGRA

NO DIA 22 DE AGOSTO, DIA DO FOLCLORE, O AGOSTO CULTURAL EM ANGRA DOS REIS FOI RECHEADO DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL.
HOUVERAM TRÊS ATIVIDADES PRATICAMENTE NO MESMO HORÁRIO, AMBAS NO CENTRO.
NA CASA DA CULTURA,  TEVE O EXERCÍCIO PÚBLICO DA OFICINA DE TEATRO INFANTIL.
NO MUSEU DE ARTE SACRA, TEVE A RODA DE CONTOS "O FALAR CARACTERÍSTICO DO ANGRENSE, CONTOS E LENDAS."
E NA CASA LARANGEIRAS, NA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES, TEVE VÁRIAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS.
 
COMO SOU UM SÓ (rsrsrsrsrs) FUI NAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS NA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES.
 
PRIMEIRAMENTE TEVE O LANÇAMENTO DA CAMPANHA "PRESERVAR É RESISTIR - EM DEFESA DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS".
 
AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E CAIÇARAS QUE VIVEM EM ANGRA DOS REIS / RJ, PARATY / RJ E UBATUBA / SP, MANTÉM SUA CULTURA VIVA. O COTIDIANO É RICO EM SABERES E FAZERES, QUE ENVOLVEM PESCA ARTESANAL, AGRICULTURA, AGROFLORESTA, TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA, ARTESANATO, FESTAS, DANÇAS, MÚSICA, ORALIDADE, ETC.
NO ENTANTO, VIVEM CONFLITOS TERRITORIAIS, QUE AMEAÇAM O MODO DE VIDA DESSA POPULAÇÃO - ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA, GRANDES EMPREENDIMENTOS, PRIVATIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS TRADICIONAIS, TURISMO DESORDENADO, REPRESSÃO DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS POR MANTER AS PRÁTICAS TRADICIONAIS, PRECARIEDADE DE SERVIÇOS ESSENCIAIS.
 
A CAMPANHA "PRESERVAR É RESISTIR - EM DEFESA DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS", PRETENDE ASSEGURAR O ACESSO AO TERRITÓRIO, AVANÇAR NA REGULARIZAÇÃO DAS TERRAS, DAR VISIBILIDADE AO MODO DE SER E VIVER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS DIFERENCIADAS.

EM SEGUIDA, OS PRESENTES FORAM CONVIDADOS A ASSISTIR UM VÍDEO DE 10 MINUTOS SOBRE ESSA CAMPANHA.

domingo, 24 de agosto de 2014

AGOSTO CULTURAL - 21/08/2014 - CANOA CAIÇARA

SEGUINDO A PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO CULTURAL EM ANGRA DOS REIS, NO DIA 19,  TEVE, NO MUSEU DE ARTE SACRA, NO LARGO DA LAPA, NO CENTRO, UM DEBATE SOBRE CANOA CAIÇARA, SUA HISTÓRIA E RESGATE DE MEMÓRIAS.

TODAS AS FOTOS DESTA MATÉRIA FORAM TIRADAS POR MIM (Thiago de Morais).
 
PALESTRANTES: PROFESSORA MÁRCIA ASSAD, UM REPRESENTANTE DO IPHAN (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HOSTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL) E VÍTOR ROCHA (CAIÇARA, TRABALHA NA CULTUAR E INTEGRANTE DA ONG OCA - ORGANIZAÇÃO DOS CAIÇARAS E AMIGOS DE ANGRA DOS REIS).

PRIMEIRAMENTE TEVE A EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA MÁRCIA ASSAD, QUE ATUALMENTE É GERENTE DE ESPORTES EM ANGRA. A PRINCÍPIO ELA CONHECEU A CANOA POR CAUSA DO RAMO EM QUE ELA ESTAVA, MAS DEPOIS SE INTERESSOU PELO ASSUNTO E APROFUNDOU SEUS CONHECIMENTOS.










 
 
ANOTAÇÕES:
 
 - MATARIZ FICA NA ILHA GRANDE E É UMA COMUNIDADE CAIÇARA.
 - AS CORES USADAS PARA PINTAR AS CANOAS, TAMBÉM ERAM USADAS PARA PINTAR SUAS CASAS.

DEPOIS FOI A VEZ DO REPRESENTANTE DO IPHAN PALESTRAR.
 
 - EM PARATY TEM 4 MODELOS DE CANOAS E É DIFERENTE DA CANOA DE UBATUBA / SP.
 
UMA LENDA DA CANOA:
 - SE NASCESSE FILHO HOMEM, TERIA QUE PLANTAR UMA ÁRVORE PARA QUANDO CRESCESSE ELE TIVESSE UMA CANOA.

HOUVE UM INTERVALO PARA UM CAFÉ CAIÇARA: AIPIM, BOLOS, PAMONHA, ROSQUINHAS, INHAME, etc.

POR FIM FOI A VEZ DO VÍTOR ROCHA. ELE CONTOU UM POUCO DO SURGIMENTO DOS CAIÇARAS BASEADO NA HISTÓRIA DE ANGRA DOS REIS. CONTOU UM POUCO SOBRE A COMUNIDADE CAIÇARA DO FRADE NA QUAL ESTÁ SE PERDENDO A CULTURA DEVIDO A CONSTRUÇÕES DE HOTEIS, IMÓVEIS, PRIVATIZAÇÃO DE PRAIAS, etc.
 
TIPOS DE CAIÇARAS:
 - CAIÇARA DE RAIZ;
 - CAIÇARA DESCENDENTE;
 - NOVOS CAIÇARAS.




 

AGOSTO CULTURAL - 19/08/2014

NO DIA 19 DE AGOSTO TEVE NO CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS (CEA), NA PRAIA DA CHÁCARA, EM ANGRA DOS REIS, MAIS UM EVENTO DO AGOSTO CULTURAL. DESSA VEZ FOI UM VÍDEO DEBATE SOBRE POPULAÇÕES TRADICIONAIS E CULTURA ECOLÓGICA.
TEVE PARTICIPAÇÃO DO CBH-BIG, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ANGRA, SAPE E UFRJ.
 
PRIMEIRAMENTE PASSOU-SE O DOCUMENTÁRIO: CARTA DAS COMUNIDADES CAIÇARAS DA CAJAÍBA - PARATY / RJ.
PROJETO RAÍZES E FRUTOS.
 
INFORMATIVO DA PMAR:
 
CONTA A HISTÓRIA E AS ESTÓRIAS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL, QUE REIVINDICA SEUS DIREITOS QUANTO Á EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM SUA COMUNIDADE. SEGUINDO COMO ROTEIRO A CARTA CAIÇARA, REDIGIDA ANTERIORMENTE POR PALOMA SOL (INTEGRANTE DO PROJETO) E FRANCISCO XAVIER (CAIÇARA MORADOR DA PRAIA DO POUSO DA CAJAÍBA), COMO UM DOCUMENTO QUE DENUNCIA OS PROBLEMAS DE DESCASO DAS AUTORIDADES NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO DOS JOVENS NA COMUNIDADE, COM A FINALIDADE DE DENUNCIAR A AUSÊNCIA DE UMA ESCOLA DE 6º A 9º ANO NA REGIÃO, QUE A MAIS DE 30 ANOS VEM SENDO REIVINDICADA PELOS MORADORES. ESTE FATOR, POR SUA VEZ, É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA O ÊXODO DA COMUNIDADE LOCAL QUE DEVIDO AO BAIXO PODER AQUISITIVO EM SUA MAIORIA VÃO RESIDIR NAS FAVELAS DA CIDADE DE PARATY, EM BUSCA DE MELHORES ESTUDOS PARA SEUS FILHOS.
TAMBÉM SÃO ABORDADOS NO VÍDEO TEMAS COMO A CULTURA CAIÇARA, O TURISMO DESENFREADO E A GRILAGEM DE TERRAS QUE SE DESENROLAM AO LONGO DO FILME TRAZENDO ELEMENTOS PARA ENTENDER UM POUCO DA VIDA DESTE POVO TÃO LINDO QUE VIVE NA COSTEIRA DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL, USANDO AS PALAVRAS DE UM MESTRE CAIÇARA O SR. OLIMPO: "enfim, o caiçara... a vida do caiçara é uma vida muito bonita, o cara sabendo ser caiçara, a vida é muito bonita!"
SOMA-SE A ESTA ABORDAGEM A PROPOSTA DE UMA ESCOLA CAIÇARA DE 6º AO 9º ANO NA COMUNIDADE DO POUSO DA CAJAÍBA, BUSCANDO A VALORIZAÇÃO DA CULTURA CAIÇARA, A APRTIR DO DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO TRADICIONAL E O CURRÍCULO FORMAL DA ESCOLA, COMO JÁ FAZEM OS GRIÔS (MESTRES DE TRADIÇÃO ORAL DA COMUNIDADE).

ANOTAÇÕES:

 - CULTURA ECOLÓGICA É A CULTURA RELACIONADA A CULTURA DAS PRÓPRIAS COMUNIDADES DE FORMA A NÃO AGREDIR O MEIO AMBIENTE.

 - POPULAÇÕES TRADICIONAIS: INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, CAIÇARAS, RIBEIRINHOS.

 - NA COMUNIDADE DA CAJAÍBA, EM PARATY, TEM 150 FAMÍLIAS - 400 MORADORES. NÃO EXISTE ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º AO 9º ANO). ELES GOSTARIAM DE UMA ESCOLA DO FUNDAMENTAL 2 NA COMUNIDADE.

 - O LAZER: DANÇA DA CADEIRA, PULA SACO, FUTEBOL NA PRAIA.

 - A SAPE (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica) ATUA HÁ MAIS DE 30 ANOS EM ANGRA DOS REIS. SURGIU NA ÉPOCA DA CONSTRUÇÃO DAS USINAS NUCLEARES EM ANGRA.



 - COMENTOU-SE SOBRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. DAÍ VAI ALGUNS QUESTIONAMENTOS: QUAL O PAPEL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO? O QUE SE ESPERA DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO?

FOTOS: Thiago de Morais.




quarta-feira, 20 de agosto de 2014

AGOSTO CULTURAL ANGRA - 17/08/2014

NO DOMINGO, DIA 17 DE AGOSTO (DIA DO PATRIMÔNIO, ACONTECEU NA CASA LARANGEIRAS, NO CENTRO DE ANGRA DOS REIS, MAIS UMA ATIVIDADE DO AGOSTO CULTURAL. FOI UMA RODA DE CONVERSA SOBRE PATRIMÔNIO COM DÉLCIO BERNARDO (PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS) E LEANDRO OLIVEIRA (MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE CULTURA).
 
AS FOTOS DESTA MATÉRIA FORAM TIRADAS POR MIM (Thiago de Morais - TMN).
 
FOI MOSTRADO UM VÍDEO COM FOTOS DE DIVERSAS CULTURAS E PERSONAGENS QUE MARCARAM O BRASIL:
 - PADRE CÍCERO (NORDESTE);
 - ANTÔNIO CONSELHEIRO (SECA NA BAHIA / CANUDOS);
 - LAMPIÃO E MARIA BONITA;
 - FESTIVAL DE PARINTINS (AMAZONAS);
 - BEATO JOSÉ LOURENÇO (CALDEIRÃO SANTA CRUZ DO DESERTO);
 - BANDA CABAÇAL OU PÍFANO;
 - FREVO;
 - COCO;
 - PALHAÇO MATEUS;
 - MAMULENGOS;
 - MESTRES DA JUREMA;
 - FOLIA DE REIS;
 - PALHAÇOS (ARTISTAS DE RUA);
 - TAMBO DE CRIOLA (MARANHÃO);
 - CARIMBÓ;
 - MARACATU;
 - CAVALO MARINHO;
 - BACAMARTES (GOIÁS)
 
HÁ UM SILÊNCIO DO ESTADO PARA AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. AS COMUNIDADES TRADICIONAIS ESTÃO TENDO RESISTÊNCIA PARA PRESERVAR SUAS CULTURAS. HÁ DIFICULDADE DO ESTADO EM FAZER POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ESSAS COMUNIDADES.
 
CIRANDA, CAPOEIRA, JONGO SÃO MUITO COMUNS NA COSTA VERDE E TAMBÉM EM UBATUBA / SP.
 
UM DOS OBJETIVOS DO AGOSTO CULTURAL É DE QUE FAÇA DE ANGRA UMA REFERÊNCIA DE CULTURA POPULAR.
 
"TRANSMITIR CONHECIMENTO É TRANSMITIR CULTURA."
 
PRECISAMOS MOTIVAR AS CRIANÇAS E OS JOVENS A SE APOSSAREM DESSE VERDADEIRO PATRIMÔNIO.
 
A MAIORIA DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL ESTÃO EM VOLTA DO BOI.
 
FOI FALADO SOBRE ALGUMAS LEIS:
 - LEI 1176 / 2011;
 - LEI 10639 / 2013.
 
LUTAS ATUAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO:
 - LEI ESTADUAL DE CULTURA; e
 - LEI ESTADUAL DE CULTURA VIVA.
 
VALORIZAR A HISTÓRIA ORAL ATRAVÉS DOS MESTRES. SÃO ESSES MESTRES QUE COM SUA EXPERIÊNCIA / VIVÊNCIA SOBRE UMA DETERMINADA CULTURA VAI ORIENTAR OS IAÔS (INICIANTE, NO ESPIRITISMO).
 
CONCLUSÃO:
1º) DISPUTA DE PODER;
2º) SE MOSTRAR O TEMPO TODO.



 


sábado, 16 de agosto de 2014

PATRIMÔNIO CULTURAL

AMANHÃ NA PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO CULTURAL EM ANGRA DOS REIS / RJ, TERÁ NA CASA LARANGEIRAS, NO CENTRO, ÁS 09h, UMA RODA DE CONVERSA SOBRE PATRIMÔNIO COM DÉLCIO BERNARDO E LEANDRO OLIVEIRA.
 
COMO PRIMEIRAS INFORMAÇÕES, VOU COLOCAR AQUI A DEFINIÇÃO DE PATRIMÔNIO.
 
"Pode se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio": pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de património arquitetônico, património cultural, ambiental, etc."
 
COMO ESTE BLOG É DEDICADO A CULTURA, VOU COLOCAR AQUI SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL.
 
PATRIMÔNIO CULTURAL é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.
 
Patrimônio é tudo aquilo que nos pertence. É a nossa herança do passado e o que construímos hoje. É obrigação de todos nós, preservar, transmitir e deixar todo esse legado, às gerações futuras.
 
Do património cultural fazem parte:
Bens imóveis: tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral.
Bens móveis: incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato.
Bens imateriais: considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes.

AGOSTO CULTURAL - 14/08/2014 - CULTURA CAIÇARA

SEGUINDO COM A PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO CULTURAL FEITO PELA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS (CULTUAR), TEVE NA CASA LARANGEIRAS, NO CENTRO, NA PARTE DA NOITE, UMA RODA DE CONVERSA SOBRE A CULTURA CAIÇARA COM A PROFESSORA DE HISTÓRIA ROSSANA, QUE É DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
 
O CAIÇARA SE CONTRASTA AO CAIPIRA. SOBREVIVE DA AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA (PEQUENA ROÇA), TEM A ARTE DA PESCA.
A ÁREA CAIÇARA VAI DESDE O LITORAL DO ESTADO DO PARANÁ ATÉ O LITORAL SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SERRA DO MAR).
A CIRANDA É A MÚSICA TRADICIONAL DO CAIÇARA.
A CULTURA CAIÇARA É MAIS DESORGANIZADA DO QUE A DOS ÍNDIOS E A DOS QUILOMBOS.
 
ALGUMAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO: QUEBRA-COCOS E FAXINAIS.
 
NA PRAIA DE ITAORNA E DE ITAORNINHA ERA UMA COMUNIDADE CAIÇARA QUE TINHA 153 FAMÍLIAS, TINHA A ESCOLA GETÚLIO VARGAS, TINHA UM BLOCO CARNAVALESCO. FORAM RETIRADOS A FORÇA PARA A CONSTRUÇÃO DAS USINAS NUCLEARES ANGRA I E II E RECEBERAM FEITORIAS.
 
"A CULTURA É ALGO DO ESPÍRITO, DO SER HUMANO." (Professora Rossana)

FOTOS: Thiago de Morais.


 

domingo, 10 de agosto de 2014

CURSO CAPOEIRA - CAPOEIRANGRA 2014 - IMAGENS: Thiago de Morais





Curso de capoeira no Capoeirangra 2014 - Grupo Senzala

Na Casa Larangeiras, no Centro de Angra dos Reis

Dia 09/08/2014

Imagens: Thiago de Morais.

AGOSTO CULTURAL - ANGRA DOS REIS - 09/08/2014

CONTINUANDO A PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO CULTURAL EM ANGRA DOS REIS / RJ, ONTEM TEVE O EVENTO CAPOEIRANGRA NA CASA LARANGEIRAS, NO CENTRO.
CAPOEIRA ANGRA É UM EVENTO ANUAL DO GRUPO SENZALA DE CAPOEIRA ONDE TEM CURSOS COM MESTRES E RODA DE CAPOEIRA.
NO EVENTO TEVE DOIS CURSOS: UM PARA GRADUADOS E OUTRO PARA INICIANTES DA CAPOEIRA.
ESTIVERAM PRESENTES ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALEXINA LOWNDES, DO BAIRRO BONFIM, EM ANGRA E A POPULAÇÃO INTERESSADA.
 
FOTOS: THIAGO DE MORAIS.