Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2011

RELIGIÃO: BUDISMO

O budismo é um sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hundu Sidarta Gautama, o Buda, por volta do século VI a.C. Consiste no ensino de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude), através da disciplina mental e uma forma correta de vida. A doutrina é baseada nas quatro verdades. As três primeiras são relacionadas entre si; a existência implica dor, a origem da dor é o desejo e o fim da dor só é possível com o fim do desejo. A quarta verdade prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de 8 caminhos: compreensão, pensamento, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação correta.
O objetivo é desenvolver-se progressivamente até atingir o nirvana. Os budistas acreditam na lei do carma, segundo o qual as ações de uma pessoa determinam suas condições futuras.

HISTÓRIA

O príncipe Sidarta nasceu em um clã de nobres guerreiros.

Segundo o Minidicionário Aurélio CLÃ: Aglomeração de famílias que são ou se pressumem descendentes de ancestrais comuns.

Aos 29 anos, insatisfeito com a futilidade do reino e chocado com a doença, a velhice e a morte, sai em busca de uma resposta para o sofrimento humano. Forma um grupo de ascetas (grupo de pessoas que praticam exercícios que levam a virtude) e passa 6 anos fazendo jejum e meditando. Após esse período, sem encontrar respostas que procura, separa-se do grupo. Um dia, sentado embaixo de uma figueira, consegue a iluminação, a revelação das quatro verdades. É denominado Buda (iluminado, em sânscrito) pelos seguidores e passa a pregar a sua doutrina pela Índia. Após a morte de Buda, em 483 a.C, o budismo se alastrou pela Índia.
O budismo, hoje, tem representação na China, no Japão, nos Estados Unidos e na Europa.

BUDISMO TIBETANO

Designação de um budismo encontrado no Tibete. A seita predominante é a Gelup Ka, encabeçada por Dalai Lama, que é tanto o líder religioso como político. Os budistas tibetanos reverenciam o Bodhisattva da Compaixão e creem que Dalai Lama é sua reencarnação. Grande parte dos rituais do budismo tibetano está baseada na doutrina esotérica do tantra, assim como no antigo xamanismo da religião tibetana Bon, anterior à difusão do budismo na região.
Livros Sagrados: Kangur, Tenjur e O Livro Tibetano dos Mortos.

FONTE: ENCICLOPÉDIA SISTEMA PROGAM - DE APOIO AO ESTUDANTE / MINIDICIONÁRIO AURÉLIO.